Dia de descontos do varejo foi 'importado' dos Estados Unidos e ocorre na última sexta-feira de novembro, um dia após o feriado de Ação de Graças; em 2017, evento será dia 24.


As promoções da Black Friday chegam até a motivar brigas pelas produtos ofertados. (Foto: Nacho Doce/Reuters)



ocê provavelmente já recebeu no seu e-mail alguma promoção da Black Friday. E também já viu no noticiário imagens de pessoas brigando dentro de lojas por produtos com descontos. Mas, afinal, o que é a Black Friday e quando ela será realizada?
A Black Friday é um dia de descontos organizado pelo varejo. A data foi criada nos Estados Unidos e "importada" por outros países, como o Brasil.
SAIBA TUDO SOBRE A BLACK FRIDAY
Tradicionalmente, ela ocorre no dia seguinte à quinta-feira de Ação de Graças, data religiosa em que os americanos celebram a gratidão pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano. Na prática, o dia de descontos é realizado na última sexta-feira do mês de novembro.
Em 2017, o evento será realizado no próximo dia 24 e deve ter promoções de lojas físicas, online e de grande e pequeno porte.

Quando chegou ao Brasil?

A Black Friday chegou ao Brasil no ano de 2010 e foi organizada pelo Busca Descontos, site que reúne cupons de descontos das principais lojas virtuais do país. Naquele ano, o evento reuniu apenas ofertas de varejistas virtuais.
Em 2011, o Extra estendeu as grandes ofertas para as lojas físicas e, desde então, a data ganhou força no varejo físico brasileiro.
Uma das explicações para o Black Friday demorar a emplacar no Brasil é a resistência de varejistas brasileiros. Eles tinham receio em oferecer promoções antes do Natal. Tradicionalmente, os saldões de fim de ano ocorrem em janeiro.
Clientes aproveitam as promoções da Black Friday no Extra, unidade da Ricardo Jafet, em São Paulo (Foto: Leonardo Benassatto/Futura Press/Estadão Conteúdo)


Neste ano, o comércio brasileiro terá a sua oitava Black Friday. A expectativa é que empresas grandes ou pequenas e as lojas virtuais e físicas preparem suas promoções para a data.
A Ebit, empresa de informações sobre o comércio eletrônico brasileiro, estima que as vendas desse deverão atingir R$ 2,185 bilhões, alta de 15% na comparação com a Black Friday de 2016.
Segundo a Serasa, 3 em cada 10 brasileiros pretendem comprar na Black Friday de 2017 e, desse total, 90% acreditam que deve conseguir bons descontos na data.

Por que o nome é Black Friday?

A origem da data está explicada. Mas de onde vem esse nome?
O termo nem sempre foi usado com bom significado nos Estados Unidos. Segundo a BBC, o termo foi usado pela primeira vez em 1869, quando dois especuladores tentaram tomar o mercado de ouro na Bolsa de Nova York.
O governo precisou intervir elevando a oferta da matéria-prima, os preços caíram e muitos investidores quebraram na data.

Clientes brigam por produto na Black Friday de 2016. (Foto: Reprodução/GloboNews)

Foi na Flórida que a Black Friday virou o que ela é hoje. Alguns policiais começaram a chamar a sexta-feira após o Dia de Ação de Graças dessa forma por conta do trânsito causado pelos consumidores atrás das ofertas.
g1.com/pernambuco