Interdição iniciada na noite desta terça-feira (26) segue até o dia 6 de março, a Quarta-feira de Cinzas. Ao todo, 162 linhas de ônibus alteram itinerário por conta do bloqueio da ponte.



A Ponte Duarte Coelho, localizada no Centro do Recife, foi interditada, por volta das 22h desta terça-feira (26), por causa da montagem do galo gigante do carnaval, que começa durante a madrugada. A interdição acontece até o dia 6 de março, a Quarta-feira de Cinzas, alterando o itinerário de 162 linhas de ônibus. (Veja vídeo acima)
"Neste ano, antecipamos a interdição da ponte. Então, os ônibus que vêm do subúrbio sentido Centro terão que convergir à esquerda na Rua da Aurora e dobrar à esquerda na Rua do Riachuelo, onde vamos tirar os blocos de concreto para possibilitar o giro à esquerda na Rua do Hospício, pegando à direita na [Avenida] Conde da Boa Vista e retornando ao sentido subúrbio", diz o gerente de trânsito da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Fabiano Ferraz.
A interdição da ponte, que geralmente ocorria na última quarta-feira antes do carnaval, foi antecipada em um dia neste ano a pedido da Fundação de Cultura do Recife. Em 2018, a montagem da estrutura foi finalizada com 12 horas de atraso, por conta de chuva e ajustes na estrutura.

Mudanças provisórias

O Grande Recife Consórcio de Transporte mudou temporariamente 72 pontos de embarque e desembarque de passageiros, além do itinerário de 162 linhas de ônibus. Das linhas alteradas, 107 são convencionais, 13 são BRTs e outas 42 são bacuraus. A orientação é que os passageiros peguem ônibus no mesmo ponto em que desceram.
A alteração segue até a sexta-feira (1º), segundo o consórcio. A partir do Sábado de Zé Pereira (2), dia do desfile do Galo da Madrugada, entra em operação a linha 117 - Circular do Galo, que sai do Terminal de Santa Rita até o Shopping Tacaruna e, de lá, volta ao Recife, no horário das 5h30 às 20h.
Galo Gigante — Foto: Marlon Costa/Pernambuco PressGalo Gigante — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

O galo gigante

Chamado de Galo Artesão pelo artista plástico Leopoldo Nóbrega, o galo gigante exibe roupa jeans, cores neon e uma crista black power. Pelo menos 50% da estrutura é feita com materiais reutilizados de resíduos do Polo de Confecção de Pernambuco, no Agreste do estado.