Ferramenta exibe aviso na tela com som audível, mesmo no modo silencioso. Governo prevê cobertura nacional até o fim de 2025.

O governo federal realizou, neste sábado (14), os primeiros testes da operação do novo sistema Defesa Civil Alerta em estados do Nordeste. A previsão era enviar mensagens de testes para celulares em 36 municípios (veja lista abaixo).

✅ Quer ficar ligado em tudo o que rola na nossa Cidade, Pernambuco e Mundo? Siga o perfil do IPOJUCA ONLINE no  Instagram.

A operação oficial deve começar a partir de 18 de junho, e integra a estratégia do governo federal para ampliar a prevenção a desastres. O modelo já está em operação em outros estados do Sul e Sudeste.


A demonstração no Nordeste ocorrerá com intervalos de um minuto entre os alertas. Uma das opções de mensagem que pode aparecer nos celulares é: “ALERTA EXTREMO – Defesa Civil: ALERTA DE DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência no estado. Para mais informações, consulte o site do Defesa Civil Alerta”.

O aviso será sobreposto à tela do celular, com som audível mesmo no modo silencioso, e não exigirá cadastro prévio.

'Alerta severo de chuva': por que alguns celulares não recebem os avisos da Defesa Civil

Cidades que participam da simulação

Alagoas: Maceió, Marechal Deodoro, Pilar e São Luís do Quitunde

Bahia: Salvador, Ilhéus, Vitória da Conquista e Santa Cruz Cabrália

Ceará: Fortaleza, Aquiraz, Caucaia e Uruburetama

Maranhão: São Luís, Paço Lumiar, Trizidela do Vale e Imperatriz

Paraíba: João Pessoa, Alagoa Nova, Itatuba e Coremas

Pernambuco: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e Ipojuca

Piauí: Teresina, Urucuí, Picos e Esperantina

Rio Grande do Norte: Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Extremoz

Sergipe: Aracaju, Barra dos Coqueiros, Estância e Lagarto.

Alcance e expansão nacional

A tecnologia já está em operação no Sul e no Sudeste desde dezembro de 2024. A previsão é de que chegue às regiões Norte e Centro-Oeste nos próximos meses, com cobertura nacional até o fim de 2025.

A ativação deste sábado servirá como preparação para o uso pleno do sistema, com monitoramento em campo feito por técnicos da Defesa Civil Nacional e apoio das defesas civis estaduais.

Fonte: g1.globo.com

✅ Quer ficar ligado em tudo o que rola na nossa Cidade, Pernambuco e Mundo? Siga o perfil do IPOJUCA ONLINE no  Instagram.