Presidente Lula anuncia as medidas contra o tarifaço, junto a Fernando Haddad, Hugo Motta (ambos na foto), Geraldo Alckmin, Davi Alcolumbre, Mauro Vieira e Gleisi Hoffmann — Foto: Cristiano Mariz/Agência Globo

Iniciativa do Planalto ocorre após impasse em relatório que está sendo apreciado por subcomissão


Diante do impasse na subcomissão que discute o fim da escala 6x1, o governo Lula decidiu alavancar projetos de lei com o intuito de substituir o texto do deputado Luiz Gastão (PSD-CE).


Novo regime de trabalho: Copacabana Palace adota escala 5x2 para 90% dos funcionários. Nova tendência na hotelaria?


A proposta do Palácio do Planalto, elaborada com projetos de lei já existentes, acaba de forma explícita com o 6x1 e institui jornada 5x2, com 40 horas semanais e oito horas diárias, num movimento para tentar reforçar o protagonismo do governo numa agenda que Lula pretende levar como vitrine em 2026.



Escalado pelo presidente, o ministro da Secretaria Geral, Guilherme Boulos, irá pessoalmente à Câmara defender o parecer paralelo.


A ideia é também proibir reduções salariais, impede acordos individuais que flexibilizem direitos, amplia o descanso semanal para dois dias consecutivos, com ao menos um domingo a cada três semanas.


A iniciativa surge como reação à má recepção do relatório de Gastão, que não extingue o 6x1. O relator propõe apenas uma redução gradual da carga semanal — 42 horas no primeiro ano, 41 no segundo e 40 no terceiro — e sugere desoneração da folha para empresas com alto peso de pessoal, como forma de suavizar impactos econômicos.


Entenda o conceito: Depois do fim da escala 6x1, entra no radar o 'direito descansista'


Para o governo, porém, o texto deixa de enfrentar o principal problema da escala e não responde à expectativa criada na própria subcomissão.



✅ Fique ligado em tudo o que rola no nosso Portal. Empregos e Notícias, A cidade é nossa devemos está por dentro de tudo que rola na cidade. Não deixe de Seguir e compartilhar o perfil do IPOJUCA ONLINE  no  Instagram.